Nosso
corpo docente da Educação Especial:
Cristina
- professora;
Adriana
- professora da AEE (Assistência à Educação Especial);
Vanessa
- intérprete de LIBRAS.
O
dia 21 de setembro é o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com
Deficiência".
A equipe de Educação Especial de nossa escola preparou um dia também especial para chamar a atenção para a questão das pessoas com deficiência. Não é um dia para comemorar a(s) deficiência(s), mas sim para sensibilizar a todos sobre essa questão, mostrando algumas das especificidades das pessoas cujo cotidiano é diferente dos demais.
A equipe de Educação Especial de nossa escola preparou um dia também especial para chamar a atenção para a questão das pessoas com deficiência. Não é um dia para comemorar a(s) deficiência(s), mas sim para sensibilizar a todos sobre essa questão, mostrando algumas das especificidades das pessoas cujo cotidiano é diferente dos demais.
O
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de
movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho
de 2005.
A
data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o
nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de
condições.
Essa
data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e
coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que
simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania,
inclusão e participação plena na sociedade. Foi Cândido Pinto de Melo, um
ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da
década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos
Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência
que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções
para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.
Em
2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo
Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional.
Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trata os objetivos
de forma mais concreta.
De
acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.
Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o acesso
de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o
número de matrículas de pessoas com deficiência (PcD) saltou de 145.141 para
698.768.
(Disponível
em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Nacional_de_Luta_da_Pessoa_com_Defici%C3%AAncia)
Os
vídeos mais abaixo foram exibidos a todas as turmas da escola, ensinos
fundamental e médio. Juntos, fizeram uma breve explanação e sensibilização
sobre a deficiência auditiva.
"Breve história sobre a questão da deficiência auditiva":
"Precisamos do dia dos surdos?":
"Dia
26 de Setembro é o Dia Nacional do Surdo, uma data muito especial e que nos
relembra a história e a luta dessa comunidade. Hoje, mais que nos outros dias,
queremos deixar um convite: vamos falar sobre a Libras?
Mas
porquê o mês de setembro?
Setembro
foi escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por direitos. Por
isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por
exemplo o Dia do Surdo. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de
fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857. Durante
todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos.
A
principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o
ensino da Libras .
A
cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que
eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que
possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul,
para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também era
mandatório aos surdos. Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos
em todo o mundo. O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e
vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na
comunidade É uma cor que não se esconde,
nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação a sua
cultura e sua língua.
Todos devemos lutar pela inclusão!
Não
é só em Setembro que devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias.
A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa e procura entender e ser
mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes. É isso que faz o
Brasil um país tão rico – suas várias culturas e a dos surdos é uma delas!
Conhecer mais a Libras e levá-la ao maior número de pessoas possível é um belo
caminho pra se começar."
(Disponível
em: http://blog.handtalk.me/dia-nacional-surdo/)







































Nenhum comentário:
Postar um comentário